#D17 - Guarde o seu coração

Como guardar o coração, amadurecer a fé e confiar no tempo perfeito do Senhor antes de dizer ‘sim’ ao amor.

Esse é um tema que sinto que a nossa geração precisa ouvir.

Meus irmãos, a vida é feita de fases, e é por querermos pular diretamente para aquelas que desejamos no momento que, quando finalmente as alcançamos, ficamos perdidos e acabamos nos machucando no processo. Como diz a Palavra:

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”

Eclesiastes 3:1

O Senhor criou Eva para Adão (Gênesis 2:18), então é claro que vamos desejar um relacionamento. É claro que queremos ser amados por outra pessoa. Mas é aqui que mora o problema:

Existem outras etapas antes de entrar em um relacionamento, e é sobre isso que vamos falar hoje.

1. Um namoro é um pré-casamento

Muitas vezes ficamos confusos em relação ao namoro, principalmente porque, antigamente, esse conceito não existia da forma como o conhecemos hoje, o que dificulta encontrar uma base bíblica clara. Antigamente, o compromisso já era assumido com o objetivo de casamento.

Hoje, as pessoas entram em relacionamentos “para ver se dão certo” ou apenas porque gostam de estar com alguém, mesmo sabendo que não se casariam com aquela pessoa. Isso cria relacionamentos superficiais e temporários.

Portanto, o primeiro ponto é: Você só deve entrar em um relacionamento com alguém com quem se imagina casando. Assim, evitamos desgastes desnecessários e obedecemos ao princípio da seriedade do compromisso (Efésios 5:25).

2. Você está pronto para um casamento?

É claro que ninguém é perfeito, e num relacionamento há crescimento e trabalho mútuo. Vocês deixarão de ser apenas indivíduos para serem um casal, tornando-se uma só carne (Gênesis 2:24).

Mas será que você está pronto para o casamento? Você tem maturidade para compreender o homem ou a mulher com quem deseja passar o resto da sua vida? Ou melhor, você já se tornou a pessoa pronta para ser um bom marido ou uma boa esposa?

“Ah, mas Isa, como uma pessoa de 15 anos saberá com quem vai casar?”

Esse é o ponto: Essa pessoa não deveria estar namorando. Por não estarem preparados, muitos jovens entram em relacionamentos cedo demais e saem deles feridos. Por não saberem esperar, acumulam traumas, falta de confiança e feridas emocionais. Como diz Provérbios:

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Provérbios 4:23

Essas cicatrizes criam bagagens emocionais que carregamos para os próximos relacionamentos. E sabe por quê? Porque não soubemos esperar a pessoa certa e não investimos em ser a pessoa certa.

Já vi amigos e amigas passarem por diversos relacionamentos que não resultaram em nada duradouro. No final, o que ficou foram mágoas, inseguranças e feridas espirituais.

“O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam. É bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.”

Lamentações 3:25-26

3. A importância de cuidar de si

E então, o que fazer enquanto espera?

Eu vivo esse processo e posso afirmar: não é fácil. Há momentos de carência, mas também há paz em não ter o coração ferido. Esses momentos de desejo por um relacionamento são pequenos e esporádicos quando comparados à plenitude que terei no futuro, com a pessoa certa, no tempo certo de Deus.

Enquanto guardo meu coração em Cristo, estou sendo lapidada deste lado da história. Por ceder a desejos momentâneos, muitas vezes carregamos mais peso do que deveríamos.

Precisamos entender que nosso Criador nos conhece. As orientações dEle não existem para limitarmos nossa alegria, mas para preservá-la. Ao nos relacionarmos com várias pessoas sem propósito, demonstramos apenas carência emocional e incapacidade de ficar sozinhos. Até resolvermos essa falta e deixarmos Deus preencher o vazio, continuaremos “pulando” de relação em relação, acumulando um fardo cada vez maior.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5)


“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.” (Romanos 12:2)

Ao buscar nossa identidade e valor em Cristo, aprendemos a esperar nEle, a amadurecer e a construir uma base sólida para, no tempo certo, vivermos um relacionamento que reflita o amor verdadeiro, aquele que é paciente, bondoso e não se orgulha (1 Coríntios 13:4-7).

Espere em Deus, cuide de si mesmo, e Ele guiará os seus passos no tempo e na direção corretos.