- Grace & Grind
- Posts
- #D19 - Decisão é cortar fora!
#D19 - Decisão é cortar fora!
Cortar Fora o Passado: A Decisão Radical de Viver para Cristo
No último devocional, falei sobre Romanos 12:2, sobre como o nosso culto racional envolve nos tornarmos sacrifícios vivos.
Quando nos entregamos a Cristo, damos liberdade e autoridade para que Ele governe nossa vida. Mas, juntamente com essa escolha, outras são feitas.
Se você começou a viver com Cristo e sua vida permaneceu a mesma, se sua mente, seus pensamentos e suas ações permanecem iguais, significa que você não está permitindo que o Espírito Santo renove a sua mente.
Ontem, escutei algo que já tinha ouvido um tempo atrás: "Decisão é cortar algo fora."
"Decisão" vem do latim decisio, que se origina de caedere (cortar), com o significado de "corte" ou "separação".
Quando DECIDIMOS viver para Cristo, quando decidimos nos tornar sacrifícios vivos, devemos decidir por Cristo todos os dias!
Entenda: decidir viver para Cristo é cortar fora todo o resto!
Vamos ver um pouco disso na Bíblia:
Romanos 12:1-2
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."Ser um sacrifício vivo envolve a transformação pela renovação da mente, algo que acontece quando decidimos cortar as influências do mundo e nos dedicamos completamente a Cristo.
Mateus 16:24
"Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."Aqui, Jesus nos chama a uma decisão diária de segui-Lo, que exige cortar nossas vontades e viver de acordo com Seus ensinamentos. É um ato de cortar fora tudo o que não contribui para nossa vida em Cristo.
Colossenses 3:1-3
"Se, pois, fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está, sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus."Essa passagem fala sobre a decisão de focar nas coisas de Deus, cortando as distrações e preocupações do mundo para viver de acordo com o propósito celestial. A verdadeira decisão em Cristo é focar naquilo que é eterno.
Filipenses 3:13-14
"Irmãos, não penso que eu mesmo o haja já alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."Aqui, Paulo fala sobre a decisão de cortar fora o passado, deixando para trás as coisas que não servem mais e avançando em direção ao prêmio eterno em Cristo. É um exemplo claro de como decidir viver para Cristo envolve deixar para trás tudo o que nos impede de crescer Nele.
Será que você tem decidido, de fato, seguir a Cristo? Será que tem decidido viver por Jesus todos os dias? Ou será que vive com apego ao passado?
Temos dois grandes exemplos de apego ao passado:
Jesus diz: se for para lembrar de uma mulher, que se lembrem da mulher de Ló.
Lucas 17:32-33:
"Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procurar preservar a sua vida, perdê-la-á; e quem a perder, preservá-la-á."
O Senhor estava salvando Ló e sua família e, mesmo assim, ela olhou para trás, para a sua vida pecaminosa e com perdas, e se transformou em um pilar de sal! A lição de Jesus é clara: a mulher de Ló olhou para trás com saudade e apego ao passado, e isso a impediu de seguir o caminho da salvação.
Por outro lado, temos Eliseu, em 1 Reis 19:19-21. Nessa passagem, o profeta Elias chama Eliseu para segui-lo, e Eliseu faz uma decisão radical, deixando tudo para trás.
"Partindo Elias dali, encontrou Eliseu, filho de Safate, que estava lavrando com doze pares de bois diante dele, e ele mesmo com o décimo segundo; e Elias passou por ele e lançou sobre ele o seu manto. Então deixou ele os bois e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar meu pai e minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta, pois o que te fiz eu? Então foi Eliseu, voltou para trás, tomou uma junta de bois e os matou, e com o madeiro dos bois cozeu a carne e deu ao povo, e comeram. Depois se levantou e seguiu a Elias, e o serviu."
Essa história ilustra uma decisão de total entrega e renúncia para seguir o chamado de Deus. Eliseu estava em uma posição de trabalho confortável, com seus bois e uma vida estabelecida, mas, ao ser chamado por Elias, ele decide imediatamente cortar tudo o que tinha, sacrificando seus bois e a sua antiga vida para seguir o profeta.
Eliseu deixou tudo, "matou" tudo o que tinha, para não ter para onde voltar, porque ali já não era mais o seu lugar.
Quantas coisas, hábitos, relacionamentos e comportamentos continuamos carregando com apego? Não compreendendo que decidir viver com Cristo é cortar todo o resto fora e construir algo totalmente novo.
Mas não podemos colocar vinho novo em vasilha velha. O Senhor não poderá fazer muito em você enquanto você quiser "somar" Ele em sua vida e não entregá-la por completo!