• Grace & Grind
  • Posts
  • #D25 - Como tem sido sua jornada em busca de ser mais parecido com Jesus?

#D25 - Como tem sido sua jornada em busca de ser mais parecido com Jesus?

Reflexões sobre a nossa caminhada cristã e o processo de transformação à imagem d'Ele.

No culto deste domingo, o pastor John falou sobre como não nos perdermos no meio do caminho. Ele iniciou a pregação falando sobre como fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e que a palavra "imagem", do hebraico, também pode se referir a uma "sombra".

Uma sombra não existe sozinha; ela só existe se houver algo que a projete. Mais do que isso, uma sombra nunca é uma cópia perfeita daquilo que a projeta. E isso somos nós! Nós não somos perfeitos, pois só Ele é único e perfeito.

O ponto principal que precisamos entender é que existimos porque Ele nos fez e, como uma sombra, devemos refletir a Sua imagem aqui na Terra. Não podemos nos esquecer de que, sem Ele, somos nada.

O pastor também falou sobre como todos os anos criamos metas e objetivos. Dizemos que vamos para a academia, vamos perder peso, ler dezenas de livros, e até concluir a Bíblia em um ano. Mas a realidade é que apenas uma pequena porcentagem realmente atinge esses objetivos.

Quando fazemos esses planos, ficamos motivados, ansiosos para começar, mas ao longo do caminho, quando as dificuldades surgem, a constância e a disciplina se tornam desafios. E, muitas vezes, acabamos abandonando esses projetos. Isso, muitas vezes, reflete a nossa jornada cristã.

Meus irmãos, que nunca esqueçamos o nosso papel principal aqui. De fato, você pode cumprir suas metas e se tornar uma pessoa disciplinada, mas sem Jesus, você se torna alguém sem propósito! Nosso papel, nosso propósito, é ser como Ele.

Tudo o que fizermos não deve ser para atrair glórias e elogios para nós, mas para ser como placas que apontam para Ele!

Ao final da pregação, o pastor John nos fez cinco perguntas importantes, e decidi trazer essas perguntas para você refletir no processo de se tornar mais parecido com Jesus:

1. Como Tem Sido os Seus Pensamentos?

A nossa mente tem um grande poder, e muitas vezes nos leva a lugares onde Deus não deseja que a gente vá. Quem me acompanha sabe o quanto falo sobre a importância dos pensamentos. Alunos do ADM entendem isso de uma forma científica, mas, na verdade, é algo que Deus já falava há milhares de anos!

Muitas vezes, temos pensamentos que se tornam nossos ídolos: preguiça, procrastinação, medo, ansiedade...

Filipenses 4:8-9 nos ensina a focar no que é bom: "Finalmente, irmãos, pensem em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for digno de respeito, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, em tudo o que houver alguma virtude ou algo de louvor. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim; e o Deus da paz estará com vocês."

Para onde seus pensamentos estão apontando? Apontam para si mesmo e seus problemas ou para o alto, para Deus?

2. Como Estão Suas Emoções?

Colossenses 3:8 nos instrui a abandonar emoções destrutivas: "Agora, porém, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, calúnia e linguagem indecente no falar."

E Filipenses 4:6-7 nos lembra de que podemos entregar tudo a Deus em oração: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por meio da oração e da súplica, com ação de graças, apresentem os seus pedidos a Deus. Então, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e os pensamentos de vocês em Cristo Jesus."

Você tem controle sobre suas emoções ou é refém das circunstâncias externas? Lembre-se, você pode não controlar tudo ao seu redor, mas tem 100% de controle sobre como reage a isso.

3. Como Você Está Cuidando do Templo do Espírito Santo?

Precisamos cuidar do que Deus nos deu, nosso corpo e nossa mente. 1 Coríntios 6:19-20 diz: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que está em vocês, o qual receberam de Deus? Vocês não são de vocês mesmos; foram comprados por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês."

Cuidar do templo vai além do pecado físico. É também sobre cuidar da mente, alimentar-se bem e ter hábitos saudáveis. Um corpo pode funcionar, mas isso não significa que ele é saudável.

É como comparar uma casa com paredes mofadas, janelas quebradas e goteiras, com uma casa completa, limpa, harmoniosa. Ambas cumprem o papel de serem uma casa e colocarem um teto sobre a sua cabeça, mas estão longe de serem igualmente cuidadas.

4. Como Estão Seus Relacionamentos?

A Bíblia nos ensina a amar e cuidar uns dos outros. Romanos 12:18 nos orienta: "Façam todo o possível para viver em paz com todos."

Amar aqueles que nos amam é fácil, mas e os outros? Será que olhamos para as pessoas e as tratamos da mesma maneira que Cristo faria?

5. Como Está o Seu Espírito?

Tudo começa em nosso espírito. Colossenses 3:15 nos ensina: "A paz de Cristo deve ser o juiz no coração de vocês, visto que foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo — e sejam agradecidos."

O nosso espírito precisa estar em sintonia com Deus, e a paz de Cristo deve reger tudo o que fazemos.

Não saia deste devocional sem refletir e responder a essas 5 perguntas. Sonde seu coração e permita que o Espírito Santo o transforme a cada dia. Para isso, precisamos de corações ensináveis e humildes.

Meus irmãos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Alegre-se e aja de acordo com essa grande verdade!