- Grace & Grind
- Posts
- #D28 - Pare de se sentir culpado.
#D28 - Pare de se sentir culpado.
Quando estava no início da minha conversão, um amigo me disse: Você sabia que a culpa não vem de Deus?
Parece algo simples, mas quanto mais tempo passamos com o Senhor, quanto mais compreendemos a magnitude da Sua promessa, quem Cristo é, o que fez por nós, percebemos que a culpa não somente não é de Deus, mas é uma ferramenta que o inimigo utiliza para nos manter afastados e cativos do pecado.
Mas Isa, eu não deveria me sentir culpada pelos meus pecados? Não!
Sabe qual a diferença? A culpa provém do inimigo, o arrependimento provém de Deus!
Em Cristo já não somos mais escravos, nossos pecados foram imputados em Jesus, e nEle foram perdoados.
O inimigo utiliza esse sentimento de culpa, nos faz refém de feitos passados para que nós nos sintamos sujos, e indignos da presença do Senhor. Meu irmão, podemos nos alegrar porque pela misericórdia e graça de Deus, podemos viver com Ele. Por conta de Cristo, agora temos paz com Deus.
Reconheça seus pecados, os apresente diante de Cristo, peça perdão, arrependa-se. Jesus já te perdoou, não há motivo para se sentir cativo. Busque abrigo nEle.
Mas Isa, se eu não me sentir culpado pelos meus pecados, isso não fará com que eu peque ainda mais?
Na verdade, pelo contrário. Quando nos sentimos culpados, tendemos a nos afastar do Senhor, e com isso temos aquele pensamento 8 ou 80 - “Bem, agora que já pequei nisso, se eu pecar nisso aqui, da na mesma”. Você se esquece que Jesus apagou o pecado anterior, mas por viver cativo disso, acredita que “tudo já está perdido”.
Sabe qual o problema disso? É que esse tipo de pensamento aponta para uma fé legalista. Que é o “servir a Lei” que nos salva. Sendo que se pudéssemos sermos salvos pela Lei, Cristo não precisava ter feito o que fez.
Cristãos são aqueles que creem interior e exterior mente que a morte de Jesus permitiu adeus oferecer o perdão é a vida eterna com uma dádiva. Aceitam que receberam essa dádiva pela fé e procuram viver em obediente gratidão pelo que Deus fez por eles.
Nosso relacionamento com Deus e com o poder que vem dEle resulta em obediência tendo recebido a dádiva do perdão e da vida eterna, somos diariamente desafiados a viver com ajuda do Senhor.
Como Paulo disse, o nosso comportamento não é para termos um veredito positivo, mas é um resultado do veredito que já foi dado.
Não buscamos ser obedientes às leis - com a ajuda de Cristo - para sermos salvos, mas buscamos ser obedientes porque fomos salvos. Consegue perceber a diferença?
Portanto, busque refúgio em Cristo. Cristo não nos condena, - Meu Deus, como Ele pode ser tão bom - ele nos chama para perto e nos encoraja ao arrependimento e mudança de comportamento, Ele nos diz:
Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? " "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
Ele nos chamou para andar na luz, para vivermos com Ele. Seja dependente do Senhor, se arrependa e seja sensível ao Espírito Santo. Tenha intimidade com Jesus.
Meu irmão, minha irmã, Jesus não te condenou. Vá e abandone sua vida de pecado!