#D29 - O autoesquecimento de Paulo

Hoje, em meu devocional, estava lendo Efésios 2.

Quando li Efésios 2:8-9, me veio novamente à mente este livro.

Isa? Não estou entendendo nada! Calma, irei explicar.

Efésios 2:8-9 diz:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é um dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Já falei diversas vezes em minhas redes, para amigos e até mesmo aqui no GG sobre o livro Ego Transformado, de Timothy Keller.

Esse livro me vem à cabeça praticamente TODOS os dias.

Hoje, com mais de dois anos de convertida, consigo perceber com clareza que o Senhor ministra e trabalha diferentes áreas em nós.

Ele já trabalhou comigo sobre intimidade, sobre o Espírito Santo, sobre a Cruz, sobre o perdão, sobre ministério, sobre a graça, sobre orgulho… e houve um tempo em que Ele trabalhou meu ego.

Vivemos em um mundo carnal e materialista. As métricas do mundo não são as mesmas métricas de Cristo, e é por isso que Jesus não faz apenas uma reforma ou uma pequena mudança em nós — Ele nos transforma, faz tudo novo.

Em um mundo carnal, estamos sempre em busca de um posto mais alto, de uma melhor condição financeira, de um apartamento maior, de um carro melhor. Porque, no fundo, acreditamos que assim teremos mais valor.

Se eu tenho um bom emprego: devo ser muito bom.
Se eu tenho um bom carro: devo ter sucesso.

Mas Paulo não pensa assim. Ele não atribui seus pecados ou erros à sua identidade, assim como também não atribui seus "acertos".

Paulo foi um dos líderes mais influentes e possuía grande confiança. Mesmo assim, em 1 Timóteo, ele diz:

"Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)

“Ele não diz "eu era", ele diz "eu sou".

Não estamos acostumados com pessoas confiantes que afirmam ser as piores deste mundo. Não estamos acostumados com pessoas tão honestas e conscientes de suas falhas morais, e ainda assim equilibradas e confiantes.

Sabe por quê? Porque nos julgamos constantemente. Mas Paulo não faz isso.

Quando ele afirma que não admite ser julgado pelos coríntios nem por si mesmo, está dizendo que tem plena consciência de seus pecados, mas não os conecta à sua identidade.

Seus pecados e sua identidade não estão ligados um ao outro. Paulo se recusa a entrar nesse jogo. Ao enxergar um pecado, ele não permite que isso destrua sua identidade. Ele não faz essa conexão.

Da mesma forma, diante de um bom desempenho, o apóstolo não se parabeniza. Ele enxerga todos os seus pecados e também todas as suas realizações, mas se recusa a interligá-los à sua pessoa ou identidade.

Embora se considere o pior dos pecadores, esse fato não o impede de realizar a obra à qual foi chamado.” ( Ego Transformado, Timothy Keller)

Quando Paulo diz em Efésios:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é um dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

É porque nós, seres humanos, temos a tendência de nos gloriar, esquecendo que o único digno de toda honra e glória é Jesus.

Não seremos salvos porque convertemos muitas pessoas.
Não seremos salvos porque temos uma célula com 200 participantes.
Não seremos salvos porque lideramos um culto com 4 mil pessoas.
Não seremos salvos porque, na hora do louvor, todos choram e se prostram.

Seremos salvos não por nós, mas pela graça!

Não somos salvos por nossos próprios méritos. Somos salvos porque Jesus nos amou de tal maneira que, em toda a sua misericórdia, nos deu paz com Deus. Fomos redimidos. (!!!)

O que Timothy Keller traz nesse livro (Ego Transformado) é que muitos acreditam que nosso comportamento é uma tentativa de alcançar um veredito — o veredito de que seremos salvos.

Mas não! Nosso comportamento não deve ser em busca de um veredito, porque o veredito já foi dado. Cristo foi julgado em nosso lugar.

Nosso comportamento não é uma busca por salvação, mas sim uma resposta à salvação. É a consequência.

Não sigo a Cristo porque quero ser salva.
Sigo a Cristo porque O amo, porque pela Sua graça já fui salva.
Sigo a Cristo porque O amo tanto que não quero entristecer Seu coração.