• Grace & Grind
  • Posts
  • #D4 - Deus Não Chamou Apenas o Seu Melhor: O Chamado Vai Além da Perfeição

#D4 - Deus Não Chamou Apenas o Seu Melhor: O Chamado Vai Além da Perfeição

Descubra como Deus usa nossas imperfeições para cumprir Seu propósito, assim como fez com Moisés e Jacó, e como confiar Nele pode revelar o nosso verdadeiro potencial.

Escutamos com frequência que temos um chamado, que temos um propósito.

Mas então olhamos para a nossa vida e não conseguimos enxergar esse chamado, ou o motivo pelo qual ele existe.

Vamos ler Romanos 8:28-30:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

A única coisa bastante evidente em todos esses textos é que o propósito de Deus para essas pessoas não foi uma decisão tardia, mas um plano estabelecido antes da fundação do mundo.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam"

Pera aí, então o chamado de Deus é sobre caráter!

Em Êxodo 3:13 Moisés diz:

"Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? "

Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".

No português rasgado: Mas Senhor, se eu for, e me perguntem quem me chamou, eu falo o que? E Deus responde: diga que Eu Sou!

Eu Sou. Por que basta Deus dizer "Eu Sou"? É um tanto vago, não?

A verdade é que: Deus possui apenas UMA identidade, mas Ele possui infinitas expressões.

Entenda o seguinte: o nosso potencial é um mistério para nós (mas não para Deus), e ele será revelado conforte a maturidade!

Então, quanto mais você decidir crescer e seguir em frente naquilo que Deus fala com você, mais veremos o que estava lá.

Por isso é tão importante que você nunca limite Deus falando sobre o seu potencial pelo ponto de vista do seu passado!!

Em Êxodo 4:10 Moisés fala para Deus os motivos pelos quais ele não é a pessoa correta para fazer o que Deus está pedindo:

Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! "

O quão doido é acharmos que Deus se equivocou, que o criador do universo cometeria um erro tão grande quanto o papel designado à Moisés?

Mas isso é o que acontece conosco. Às vezes você se sente preso porque você acredita que foi chamado para fazer algo, mas você está no meio de algo.

Mesmo que eu sei que estou perdoado, não estou completamente livre.

Mesmo que Deus me chamou para evangelizar, odeio falar em público

Mesmo que Deus me disse para falar sobre cura, estou doente

Deus sabe exatamente para o que ele te chamou para fazer, e Ele sabe exatamente no que você está preso e Ele sabia que você estaria nesse lugar quando Ele te chamou!

Quando Moisés deu diversos motivos pelos quais ele não era a pessoa certa para o trabalho, Deus responde (Êxodo 4:11,12):

Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?

Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer".

Nunca foi sobre fazermos sozinhos! O Senhor fará conosco, somos ferramentas dEle na terra!

Quando Moisés diz que não tem boa oratória, que não sabe falar, Deus responde com: Quem deu a boca ao homem? Eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer!

O quão tranquilizador isso é?

Muitas vezes ficamos presos e não conseguimos imaginar vivendo o nosso chamado porque tentamos fazer isso sozinhos, porque enxergamos nosso potencial sob a NOSSA perspectiva, sob as nossas habilidades, as nossas mãos, o nosso passado.

Você é chamado por Ele! Não é somente sobre você!

E para encerrarmos:

Quando Moisés diz: Se me perguntarem, que eu digo que me chamou, Deus responde: Eu Sou, mas Ele continua:

Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Êxodo 3:15

Percebemos duas grandes verdades nesse versículo:

1. Deus não começou a agir quando você nasceu. A sua causa, o seu chamado é uma continuação de algo muito maior! Não é somente sobre você!

Agora, percebam algo:

Deus diz: Diga que Eu Sou o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó.

ué, vamos de novo?

Diga que Eu Sou o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó.

Jacó.... Mas Deus havia trocado o nome de Jacó por Israel.

Deus trocou o nome de Jacó para Israel como um sinal de transformação e de um novo propósito. No relato bíblico, isso ocorre em Gênesis 32:22-32, quando Jacó luta com um ser misterioso durante a noite, que é interpretado como um anjo ou o próprio Deus.

Após a luta, o ser diz a Jacó que seu nome será mudado para Israel, que significa "aquele que luta com Deus" ou "aquele que prevalece com Deus".

Essa mudança de nome simboliza a nova identidade e missão de Jacó. Anteriormente, Jacó era conhecido por seu nome que significa "enganador" ou "aquele que segura o calcanhar", refletindo episódios de sua vida de luta e engano (como ao tomar a bênção de seu irmão Esaú).

Com o nome Israel, ele se torna o patriarca, o príncipe de uma nação escolhida por Deus, com um novo propósito e destino. A troca de nome reflete a transformação espiritual de Jacó e sua nova relação com Deus, marcando o início de um novo capítulo em sua vida e na história de seu povo.

Mas então porque Deus se diz Deus de Jacó? Por que Ele está se rebaixando?

Talvez seja porque Ele quer que você saiba que Ele não quer ser apenas o seu Deus quando você for um príncipe (ou princesa)!!!

Ele sabe o que está passando, Ele sabe o porquê te chamou, Ele sabe como você vai sair, Ele vai te capacitar.

Mas para isso, você deve buscá-lo, crer, se entregar, e permitir que ele coloque as palavras em sua boca!

Amém?